Notícias

Mazelas Corporativas

No cotidiano de muitas empresas são compartilhadas situações que afligem a moral e o clima organizacional.

Autor: Mikaella SouzaFonte: Administradores.comTags: empresariais

Infelizmente todos os dias, são registradas/vivenciadas inúmeras situações/comportamentos deturpadores do clima organizacional. Assim,

entendam-se por mazelas corporativas, todos aqueles comportamentos que afligem a moral da organização (ambiente interno e externo).

De acordo com a cultura organizacional, esses comportamentos são até admitidos. Entretanto, vale ressaltar que o tipo de postura adotada pode influenciar negativa ou positivamente nos relacionamentos interpessoais,  nos índices de produtividade e sustentabilidade do negócio.

 

Vejamos a seguir, alguns exemplos de mazelas corporativas:

1- Egocêntrico: esse comportamento é comumente adotado por aqueles que detem de uma visão míope, o sujeito limita-se a pensar no impacto que "a parte" sofrerá e não no todo;

2- Inflexível: caracterizado por resistência à mudanças e ao comodismo - costuma reclamar de tudo e de todos, mas se opõe à proposta de melhorias;

3- Acintoso: representa a intenção de provocar o desgosto de alguém, geralmente é o tipo de ação praticada por motivos pessoais e não por questões profissionais ou que defendam interesses da empresa;

4- Anti-ético: comentam problemas internos para os clientes externos, falam e agem contra o ambiente organizacional, existe instabilidade no relacionamento da equipe - basta uma  divergência, por mínima que seja, já é levado ao consentimento dos superiores, mesmo quando a situação pode ser resolvida dentro do setor/ departamento, incitando um clima de desconfiança;

5- Autocrata: através de comportamento ditador, essa postura oprime, assedia moralmente e desperta descontentamento das partes envolvidas, resultando em qualidade de vida deficiente e produtividade insatisfatória; e

6- Desrespeitoso: essa atitude é sentida quando NÃO se reverência o cliente externo - motivo pelo qual a organização existe. Considerando o fato, o que dizer do respeito quanto ao colaborador - facilitador das operações empresariais? Acredito que a empresa que não valoriza seu consumidor, tampouco estima seu capital humano.


Sabemos que organizações e colaboradores perfeitos não existem, porém isso não pode justificar determinadas atitudes, as quais frequentemente encontramos no dia a dia. Sempre podemos e devemos contribuir positivamente no ambiente que estamos inseridos.

Pare e pense:

" Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo." (Vinícius de Moraes)

Inicie um movimento de mudança positiva, você pode! Grandes feitos são conquistados por um conjunto de pequenos atos.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,50% 0,83%
IGP-M 0,81% 0,61% 0,62%
INCC-DI 0,71% 0,72%
INPC (IBGE) 0,25% 0,26%
IPC (FIPE) 0,26% 0,06%
IPC (FGV) 0,22% 0,54%
IPCA (IBGE) 0,21% 0,38%
IPCA-E (IBGE) 0,39% 0,30%
IVAR (FGV) 0,61% -0,18%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4497 5.4504
Euro/Real Brasileiro 6.0479 6.0559
Atualizado em: 01/10/2024 06:35