Notícias

Profissionais de contabilidade não sabem tudo; entenda

Restrições de acesso a informações e estratégicas relevantes.

Alguns autores de livros didáticos sobre contabilidade podem, de maneira involuntária ou sem intenção, induzir estudantes e leitores de seus textos a erros de compreensão quando fazem referência ao papel de profissionais de contabilidade em uma empresa ou então em qualquer instituição.

Em artigo publicado anteriormente, comentei sobre a importância do profissional de contabilidade e de seu conhecimento sobre muitos fatos importantes das empresas. Contudo, naquela publicação fiz referência às informações gerenciais e às rotinas operacionais.

É importante esclarecer que diariamente muitas informações fluem para a Contabilidade, como destino natural para fins de registros formais pertinentes.

Todavia, decisões estratégicas e de grande relevância para a alta administração não são apresentadas para a contabilidade da empresa. É possível, e até provável, que muitas dessas decisões sejam do conhecimento de consultores internos e externos (que podem ser profissionais de administração, contabilidade, economia, finanças etc.), mas sem qualquer formalização junto ao Departamento ou então a Gerência de Contabilidade de uma empresa.

Observe-se, portanto, que decisões estratégicas da alta administração de uma grande empresa, principalmente se for uma sociedade anônima de capital aberto (S.A.), não podem ser divulgadas, antecipadamente, por razões diversas e por exigências da legislação pertinente.

A expansão ou então a retração das atividades de uma empresa, por exemplo, não é um assunto de competência do profissional de contabilidade da empresa, embora ele possa ser consultado e eventualmente envolvido no processo de discussão do tema.

De maneira geral, são decisões muito relevantes que envolvem sócios, acionistas majoritários e minoritários, conselheiros de administração e, quando for o caso, consultores altamente especializados naquilo que for objeto da decisão a ser tomada.

É importante salientar que esse procedimento não diminui a responsabilidade e a importância de profissionais de contabilidade. Apenas foge de sua alçada deliberar sobre temas que dizem respeito, exclusivamente, à alta administração de uma empresa.

Assim, seria bom esclarecer, principalmente para estudantes de Ciências Contábeis, que profissionais da contabilidade não sabem tudo que acontece em uma empresa e que nós temos conhecimento, apenas, daquilo que nos é informado de maneira sistemática e formalizada por meio de documentos hábeis.

Então, fica essa observação para que futuros profissionais de contabilidade não assimilem a ideia de que terão a obrigação de saber sobre tudo que acontece em uma empresa. Poderá sim tomar conhecimento de muitos atos e fatos, mas quando as informações forem apresentadas de modo formal e sem a necessidade de confidencialidade.

Esta é uma questão importante a ser considerada.

EDSON OLIVEIRA DOS SANTOS. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6912 5.6922
Euro/Real Brasileiro 6.1894 6.1974
Atualizado em: 18/10/2024 20:59